top of page

Ouvidoria SUS Recife é tema de reunião Plenária

  • Foto do escritor: recifecms
    recifecms
  • 3 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de dez. de 2024

ree

No último dia 28 de novembro, ocorreu a 391ª Reunião Ordinária na sede do CMS-Recife. Coordenando os trabalhos estavam a coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão, a vice-coordenadora do CMS-Recife, Carmela Alencar, e o secretário Executivo do CMS-Recife, Carlos Diego Lins. 

ree

Antes de iniciar a reunião, Janaína Brandão, leu uma nota de repúdio a aprovação, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, de um projeto que visa restringir ainda mais os direitos reprodutivos das mulheres no Brasil, impedindo o aborto sob quaisquer circunstâncias, incluindo o estupro e a anencefalia. O CMS-Recife se posiciona contrário a aprovação deste projeto e reafirma o seu compromisso com a luta pelos direitos das mulheres, pela autonomia sobre seus corpos e pela garantia de acesso a serviços de saúde seguros, públicos e de qualidade.

ree

Para conferir a Nota de Repúdio na íntegra, clica aqui.



Seguindo com a reunião, que foi marcada por debates construtivos, a coordenadora da Ouvidoria SUS Recife, Silvana Moreira, foi convidada para apresentar os avanços e desafios na comunicação entre os(as) usuários(as) e o sistema de saúde da cidade. A transparência nas ações e a participação social foram temas recorrentes ao longo da discussão, que buscou alinhar as expectativas dos(os) cidadãos(as) com as políticas públicas de saúde.

ree

Uma das missões da Ouvidoria Municipal de saúde é garantir o direito dos(as) cidadãos(ã) de serem ouvidos(as) e de terem suas demandas, tanto individuais quanto coletivas, tratadas de forma adequada dentro do SUS, com respostas dentro de prazos estabelecidos. A proposta visa também fortalecer a participação social, incentivando e capacitando os(as) cidadãos(ãs) a se representarem junto à Administração Pública, na defesa de seus direitos.


O debate foi instaurado e os(as) participantes da plenária puderam contribuir com as discussões, onde colocaram suas vivências com o sistema. Um grande ganho, segundo alguns dos presentes, foi a criação do canal de comunicação pelo whatsapp, mas também foi solicitado que os profissionais do teleatendimento passem por capacitações sistematicamente.


Eleições CMS-Recife 2025-2027


Outro ponto relevante abordado durante a reunião foi a convocação das eleições do próximo colegiado do CMS-Recife para o biênio 2025-2027. Mas, para além disso, a vice-coordenadora do CMS-Recife, Carmela Alencar, também fez a leitura do Regimento Eleitoral que contém o conjunto de normas que devem ser seguidas pelas entidades na busca de conseguir um assento no CMS para os próximos dois anos.

ree

Após a leitura e a elucidação das dúvidas dos(as) conselheiros(as), o Regimento Eleitoral foi aprovado e seguirá para publicação no Diário Oficial. Você pode conferir o documento na íntegra clicando aqui. De acordo com o cronograma, as inscrições já se iniciam na segunda-feira, 09. 


Por fim, o colegiado escolheu seus(as) representantes(as) para participar do Fórum Social Mundial da Pessoa Idosa que acontecer entre os dias 20 e 24 de Janeiro de 2025, na cidade de Porto Alegre/RS, além de aprovar as ATAS 250 RE e 387 RO.

 
 
 

Comments


Por Trás do Blog
logo2.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga as redes sociais
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page