Nota de Solidariedade a professora Maria Inês da Silva Barbosa
- recifecms
- 19 de ago.
- 1 min de leitura
O Conselho Municipal de Saúde do Recife manifesta sua solidariedade à professora Maria Inês da Silva Barbosa, pesquisadora e militante da saúde coletiva, vítima de um ato de desrespeito, censura e violência política ocorrido durante a Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá.
É inaceitável que, em um espaço democrático e participativo como as conferências de saúde, destinado à construção coletiva de políticas públicas, uma mulher pesquisadora, negra e referência na saúde coletiva, tenha sido silenciada e constrangida. Esse episódio escancara práticas de autoritarismo, racismo e violência política de gênero, que não podem ser normalizadas em nossa sociedade.
O SUS é fruto da participação social e da pluralidade de ideias. Qualquer tentativa de intimidação, censura ou exclusão fere diretamente os princípios da democracia e da saúde como direito universal.
Mesmo que de forma tardia, o CMS Recife reafirma seu repúdio a toda forma de violência política, machismo, racismo ou autoritarismo, e se une às entidades, movimentos sociais e conselhos de saúde de todo o Brasil em apoio irrestrito à professora Maria Inês da Silva Barbosa.

Comentários