top of page

GT aprova relatório favorável a PPP na Saúde


Em seu segundo encontro, o Grupo de Trabalho (GT) da PPP que foi instituído para se debruçar no projeto de Concessão Administrativa, também conhecido como PPP (Parceria Público-Privado), para a Rede de Atenção Primária à Saúde (APS) na capital Pernambucana, acompanhou a apresentação do relatório da comitiva do CMS-Recife que foi até Belo Horizonte, Minas Gerais, para conhecer a experiência da PPP na Saúde na capital mineira.


Tendo a mediação feita pela coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão, e contando com a colaboração do conselheiro Rudenil Simões para fazer o relato geral da visita em BH, os(as) participantes do GT puderam fazer suas colocações sobre o relatório e sobre a PPP.

O conselheiro Rudenil Simões trouxe o relato da comitiva do CMS-Recife em visitaaos Centros de Saúde que integram a PPP em Belo Horizonte

Muitas(os) das(os) conselheiras(os) que estiveram na visita fizeram os seus relatos, onde se mostraram favoráveis pelo implantação da PPP aqui em Recife. “Tivemos a oportunidade de ver, na prática, como funciona em Belo Horizonte e Recife tem a chance de filtrar o que foi esquecido no contrato de lá para não cometer alguns problemas pontuais”, conta Euclides Monteiro. Segundo o conselheiro, este é um momento importante para as(os) usuárias(os). “Eu abraço a causa e o projeto”, conta se referindo as inúmeras benfeitorias vistas com a aplicabilidade da PPP “bata cinza”, ou seja, que trata apenas de serviços não assistenciais.


Outros participantes do GT, como a conselheira Sônia Pinto, também reforça a importância da expansão da Estratégia de Saúde da Família para 100% de cobertura. “Já passou da hora das unidades passarem por essa transformação”, conta. Sônia também solicitou que haja reuniões locais para falar e desmistificar sobre a PPP nas comunidades.


A vice-coordenadora do CMS-Recife, Carmela Alencar, falou do desafio que é a mudança de cultura de pensamento da população. “A PPP não vem para privatizar, vem para organizar um serviço que é mal feito”, disse. “Vem para suprir a ineficiência que temos hoje”, conclui. A PPP é uma concessão entre o setor público com o privado, onde se trata de um investimento com regras bem definidas.


A reunião contou com a participação da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, e de técnicos da SEPLAGTD da Prefeitura do Recife.


Ao final, o GT aprovou o relatório e deve encaminhar para a Comissão Executiva pautar em reunião plenária. Como encaminhamento, ficou agendado o dia 07 de dezembro como data para levar o assunto para aprovação do Plenário do CMS-Recife.

Commentaires


Por Trás do Blog
logo2.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga as redes sociais
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page