Executiva conhece modele da PPP na Saúde em Belo Horizonte
A Comissão Executiva está, nesse momento, em Belo Horizonte, Minas Gerais, para conhecer as benfeitorias que a concessão da Parceria Público-Privada (PPP) vem realizando nas unidades de saúde da Atenção Primária na capital Mineira. A comissão ficará até a sexta-feira, 20, e conhecerá unidades que estão dentro da referida concessão.
Pela manhã, a comissão acompanhou uma apresentação feita por Fabíola Fernandes, assessora do Núcleo de PPP, que apresentou o passo a passo da implantação da PPP. “Esse é um importante momento para se conhecer um pouco de cada processo e também conhecer, na prática, como estão os Centros de Saúde”, disse. Além de Fabíola, a assessora do gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, Isabela Melo, também participou da apresentação. Em Belo Horizonte, a Parceria Público-Privada conta com 48 unidades entregues e com duas (02) para finalizar até junho de 2024. O modelo adotado em Belo Horizonte é o chamado “bata cinza” que consiste na concessão de uma única empresa para dar conta de tudo que se refere a estrutura da unidade. Esse tipo de parceria pode incluir apenas os serviços de construção, manutenção predial, segurança, aquisição de equipamentos, entre outros. É importante ressaltar que a gestão da unidade continua sendo de responsabilidade da Secretaria de Saúde.
À tarde, a comissão visitou o Centro de Saúde São Paulo que, há um ano, foi entregue a população e vem apresentando um bom resultado. “[essa mudança] agregou muitas coisas na unidade, pois juntou tudo num lugar só e com excelentes profissionais”, conta o usuário William Santos que acompanhava sua filha na sala de vacina.
Para a coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão, é importante para o conselho conhecer esse tipo de estrutura. “A primeira impressão que fica do contrato de concessão da PPP aqui em Belo Horizonte, nos remete a um serviço estruturado que as(os) usuárias(os), trabalhadoras(es) e gestão merecem, porque o salto de qualidade é perceptível em toda infraestrutura disponível”, conta Janaína.
Nos próximos dias, a Executiva visitará outras unidades e elaborará um relatório para apresentar ao CMS-Recife.
Commentaires