Educação Permanente discute PCA e o Encontro de Memórias da COVID-19
- recifecms
- 4 de ago.
- 1 min de leitura
A Comissão de Educação Permanente do CMS-Recife esteve reunida na manhã da última sexta-feira (1º) para discutir e organizar duas importantes frentes de trabalho: o Plano de Contratualização Anual (PCA) e o Encontro de Memórias da Pandemia.

No PCA, foram incluídas as despesas previstas para o funcionamento do Conselho Municipal de Saúde em 2026. Entre elas, estão os investimentos voltados às ações de formação e qualificação dos conselheiros e conselheiras de saúde, com foco no fortalecimento do controle social e na promoção da educação permanente no âmbito do CMS-Recife, dos conselhos distritais e dos conselhos de unidades de saúde.
Durante a reunião, também foram retomadas as discussões sobre o Encontro de Memórias da Pandemia — uma atividade prevista ainda para este ano, com o objetivo de reunir relatos, reflexões e aprendizados vivenciados durante o período da Covid-19. A iniciativa valoriza as experiências dos conselhos, dos trabalhadores e da população usuária do SUS, contribuindo para o resgate da memória coletiva e o fortalecimento das políticas públicas de saúde a partir da escuta sensível e da vivência social.
Para somar esforços à construção do encontro, a comissão agendou uma reunião com os Conselhos Distritais e os Espelhos Distritais de Educação e Saúde para a próxima sexta-feira, dia 8 de agosto.
A Comissão de Educação Permanente seguirá trabalhando nos ajustes finais do calendário de atividades e na definição dos conteúdos e formatos das ações, em articulação com as demais comissões do CMS-Recife.
Comentários