Comissão Temporária da Expansão da Atenção Primária à Saúde esteve reunida com as (SEVS) e (SEAB)
Na tarde desta quinta-feira, 19, a Comissão Temporária da Expansão da Atenção Primária à Saúde esteve reunida com as secretárias Executivas de Vigilância em Saúde (SEVS) e Atenção Básica (SEAB), Marcela Abath e Juliana Martins, respectivamente, para continuar com as discussões a respeito dos próximos passos que o CMS quer dar no acompanhamento dessa expansão.
A coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão, falou do interesse do CMS. “Quando vimos o baixo percentual de visitas dos ACS nas análises do 1º quadrimestral e convidamos a SEAB para esclarecer os números, vimos que o CMS deve estar mais próximo dessas Executivas que aqui estão para saber onde é preciso trabalhar mais para que os números sejam melhores”, conta. “Queremos ressignificar o papel da Atenção Primária nos territórios, identificando quais os tipos de estratégias que podem ser adotadas para ter 100% de expansão com qualidade, qualificando os serviços e os profissionais”, finaliza.
Alguns outros(as) conselheiros(as) também deixaram suas contribuições, como é o caso da conselheira Sônia Pinto que falou um pouco de sua realidade, onde pergunta o porquê da maioria dos ACS realizarem mais atividades internar e não visitar os(as) usuários(as). “Não se vê mais ACS nas comunidades como antigamente. A maioria fica dentro das unidades”, relata.
Como encaminhamento, no dia 17 de outubro, a SEVS, juntamente com a SEAB, irá apresentar à Comissão quais as ações existentes para qualificar os processos na Atenção Primária para que o Conselho possa contribuir sob o olhar do Controle Social. “Essa interação é para que possamos sair juntos com indicativos de atividades e ações que precisam ser realizadas nos territórios de saúde, com o intuito de melhorar os números de doenças que ainda possuem índices preocupantes no nosso município, como também intensificar atividades e ações de Promoção e Prevenção da Saúde”, conta Janaína.
Comments