Comissão Organizadora da 1 CMGTES se reúne pela primeira vez
Na terça-feira, 2, a Comissão Organizadora da 1a Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Recife esteve reunida para iniciar as discussões da elaboração dessa conferência que tem como objetivo contribuir com a construção social e implementação de uma Política Pública para a valorização do Trabalho e da Educação na Saúde no município, em consonância com os princípios e diretrizes do SUS, visando a produção de serviços de qualidade e resolutivos para a população.
Com o chamamento da 4a Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde pelo Conselho Nacional de Saúde, a comissão tem uma missão gigantesca quando se leva em consideração o tempo exíguo para realização de um evento tão grandioso como são as conferências no Recife. Alguns pontos já ficaram acordados na comissão, a exemplo do formato da conferência, o quantitativo de participantes e a estruturação das discussões nos grupos de trabalho.
Por se tratar de uma etapa da 4CNGTES, a comissão decidiu acolher os três eixos temáticos, são eles:
• Democracia, Controle Social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;
• Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: Uma agenda estratégica para o futuro do Brasil;
• Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: A saúde da democracia para a democracia da Saúde.
Espera-se que no próximo encontro, marcado para a próxima terça-feira, 9, a comissão inicie a discussão dos documentos norteadores da 1 CMGTES.
A reunião contou com a participação de representes da Secretaria Executiva de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Sesau, que serão membros(as) convidados(as) da Comissão ao longo do processo de construção da CMGTES.
Comments