Comissão de Educação Permanente propõe projeto de memória sobre impactos da Covid-19 na saúde
- recifecms
- 21 de jul.
- 1 min de leitura
Na última sexta-feira, 18, a Comissão de Educação Permanente se reuniu para dar início à elaboração de um projeto voltado à memória e reflexão sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na saúde pública e na vida da população. A iniciativa surge a partir de uma recomendação do Conselho Nacional de Saúde (CNS), que sugere aos conselhos municipais e estaduais a criação de ações alusivas aos cinco anos do início da pandemia. O objetivo é promover reflexões sobre como a pandemia afetou os sistemas de saúde, os(as) profissionais, os(as) usuários(as) e os(as) gestores(as), e quais mudanças foram provocadas desde então.

Durante a reunião, foram discutidas propostas iniciais do projeto, que inclui a coleta de depoimentos de pessoas dos três segmentos, onde a ideia principal é que cada um(a) relate, a partir de sua vivência, como a pandemia influenciou suas vidas e transformou a forma de perceber a saúde, os vínculos comunitários e o papel do SUS.
A reunião contou com a presença de representantes da Escola de Saúde do Recife e da equipe de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU), que serão parceiros na construção do projeto.
Além disso, a Comissão também retomou o planejamento das oficinas distritais sobre o uso do aplicativo Conecta Recife. Essas oficinas integram o Plano de Ação da Comissão de Educação Permanente e visa levar a estratégia de Saúde Digital para os conselhos distritais oferecendo orientações práticas sobre o uso da ferramenta.
Comments