top of page

Colegiado é empossado para biênio 2023/2025


Colegiado CMS-Recife biênio 2023/2025

“Sentimento de dever cumprido e muito feliz”. Foram com essas palavras que o conselheiro Oscar Correia se despediu da coordenação do CMS-Recife no dia 27 de abril durante a posse o novo colegiado do Conselho para o biênio 2023-2025. “Esses últimos dois anos realizamos muitas atividades como as eleições dos Conselhos Distritais, a realização de duas Conferências de Saúde e participação em muitos eventos de importância para o Controle Social (...) algumas vezes em meio a grandes discussões, mas sempre com o pensamento de fazer o melhor”, disse.


Também deixando sua atribuição de vice-coordenadora, a conselheira Janaína Brandão, falou da responsabilidade do ser Conselheiro(a). “A função de conselheiro é representativa. Vocês estão aqui porque foram escolhidos num processo transparente e democrático reforçando não só o fortalecimento do SUS como política de defesa da vida, mas também com povo, como cidadania”, disse. “Todos que passam por aqui diz que o CMS é uma escola e ele é! Uma escola aberta para que todos e todas sejam acolhidos e que a gente possa ser representativo, mas de forma plena, trazendo a voz das pessoas, pois aqui é um espaço de discussão e de pactuação para melhorar do SUS Recife para todos”, finaliza.

Rosano Carvalho, Janaína Brandão, Oscar Correia, Luciana Albuquerque e Euclides Monteiro compuseram a mesa de solenidade

Presente na mesa de autoridades, o presidente do Conselho Estadual de Saúde de Pernambuco, Euclides Monteiro, ressaltou que o CMS é uma grande escola e aproveitou a oportunidade para trazer uma fala de esperança para o colegiado. “O SUS passou por um momento difícil, mas não podemos perder a garra de sempre querer melhorar e fortalecer esse sistema tão importante para o país. Estamos entrando numa nova conjuntura de coisas melhores e amanhã vai ser outro dia”, disse.


Sempre presente, a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, reafirmou o seu compromisso com o Conselho. “Eu gosto disso aqui, desse momento, de estar presente e participar das discussões. Penso que é um momento rico quando junta os segmentos para discutir o SUS e esse é o meu compromisso desde quando assumi a secretaria, estar inserida nas agendas do conselho e ter discussões baseadas no respeito e na construção da melhor forma para melhorar os nossos serviços”, falou Luciana, que reforçou que o “contraditório é importante para manter a democracia”.


O superintendente Estadual do Ministério da Saúde em Pernambuco, Rosano Carvalho, também presente nas boas vindas, deixou o seu recado. “Momento oportuno para fazer uma nova posse para o CMS, pois a grande tarefa é defender o SUS que sempre nos dedicamos a lutar e esse espaço é a prova viva de que o Controle Social vive e persiste”, disse.


Convidada para representar o segmento Trabalhador na assinatura de posse, a conselheira recém empossada, Deyse Lopes (segmento trabalhador - SINDACS), falou um pouco da sua expectativa em fazer parte do colegiado. “Tendo como uma pequena experiência o Conselho do Distrito 7, chego ao CMS com grandes expectativas de aprender muito mais com aqueles que já carregam grandes experiências. A responsabilidade é grande, mas assumo essa missão com o compromisso de participar ativamente das atividades do conselho”, conta. “Estou muito feliz em estar neste colegiado do CMS”, finaliza.

Além de Deyse, o conselheiro Daniel Baumgartner e a conselheira Rejane Marinho representaram os segmentos Usuário e Gestor/Prestador, respectivamente, na assinatura do livro de posse.

Deyse Lopes assina livro de posse representando o segmento Trabalhador
Daniel Baumgartner assina livro de posse representando o segmento Usuário
Rejane Marinho assina livro de posse representando o segmento Gestor/Prestador

Falando do sentimento de aprendizado, a conselheira Betisã Queren (Segmento Usuário - SPEDAMA), ressaltou o seu desejo dentro deste colegiado. “O que espero nesses dois anos de mandato como conselheira é poder ajudar o máximo no Controle Social sempre olhando para a necessidade do próximo e com muito respeito lutar para ver o SUS melhor cada dia mais”.


Para a conselheira Liana Chaves (segmento Gestor/Prestador - FPS) o “Conselho Municipal de Saúde é órgão de extrema importância para o funcionamento do SUS“ e que, por isso, “contribui, entre outras ações, com a fiscalização dos serviços de saúde, atividades de educação permanente para os conselheiros, discussão de propostas com vistas a promoção da saúde nas comunidades, garantido a participação popular nas decisões relacionadas às políticas públicas”. Esse o segundo mandato da conselheira que acredita no diálogo entre os segmentos para potencializar as tomadas de decisões.


Retornando ao Conselho, o conselheiro Moises Severino (segmento Usuário - Templo de Umbanda Mestre Cibamba), falou desse momento. “É uma grande satisfação voltar ao conselho. Desde o tempo que passei por aqui foi um grande aprendizado para mim e quero aprender ainda mais. Estou disposto a participar das atividades do conselho e contribuir para a melhoria da saúde na comunidade”, relata.


A solenidade foi marcada pela despedida de alguns membros, o retorno de outros e a chegada de novos defensores e defensoras do SUS que agora representarão toda a população do Recife na luta por melhorias nos serviços de saúde.

Commentaires


Por Trás do Blog
logo2.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga as redes sociais
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page