top of page

CMS-Recife realiza sua 402ª Reunião Ordinária

  • Foto do escritor: recifecms
    recifecms
  • 22 de nov. de 2025
  • 2 min de leitura

Na tarde da quinta-feira, 31 de outubro, o Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife) realizou sua 402ª Reunião Ordinária (RO). O encontro foi conduzido pela coordenadora-geral Dayse Lopes, pelo vice-coordenador Euclides Monteiro, pela secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, e pelo secretário executivo do CMS, Carlos Diego Lins.



Entre os principais pontos da pauta, destacou-se a apresentação do Programa “Agora Tem Especialistas”, que tem como objetivo reduzir o tempo de espera por atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). A exposição foi realizada por Roseane Lemos, gerente de Regulação e Economia de Saúde, que ressaltou a importância das ações propostas e os benefícios que elas trarão aos(às) usuários(as) do SUS.


Na prática, o programa funciona da seguinte maneira: o(a) usuário(a), quando precisar de algum exame ou consulta especializada, não será mais inserido em diversas filas para poder ser atendido(a). A proposta do programa é encaminhar esse usuário(a) a um serviço de saúde que realizará todas ou grande parte dos procedimentos (exames e/ou consultas) que ele(a) necessita. Ou seja, centralizando todos os atendimentos em blocos garantindo que o serviço será realizado em, no máximo, 60 dias. Com isso, o(a) usuário(a) irá apenas para uma única fila, tendo agendamentos específicos e com garantia de volta para a sua equipe de Saúde da Família que originou o pedido e que acompanha o caso.


Após a apresentação, foi promovido um debate enriquecedor, no qual os(as) conselheiros(as) puderam compartilhar experiências e esclarecer dúvidas sobre o programa. O momento foi marcado por questionamentos e reflexões sobre os impactos positivos que o “Agora Tem Especialistas” deve gerar para a população especialmente por Recife ser pioneiro na adesão à iniciativa.


Outro ponto relevante da reunião foi a apresentação do Parecer do Relatório Anual de Gestão (RAG) 2024. A leitura do parecer foi realizada pelos membros do Grupo de Trabalho (GT) instituído para análise do documento: Euclides Monteiro, Juliana Oriá e Luciano Lima. O RAG é um instrumento que apresenta os resultados alcançados a partir da execução da Programação Anual de Saúde (PAS), baseada em um conjunto de ações, metas e indicadores que operacionalizam o Plano de Saúde (PS) da gestão. O Parecer do RAG 2024 foi aprovado por unanimidade pelo colegiado, com recomendações para serem incorporadas no próximo ano.


Além desses momentos, a reunião contou ainda com a composição das Comissões Eleitorais dos Conselhos Distritais de Saúde (CDS) para o biênio 2026-2028.


Encerrando os trabalhos da tarde, o colegiado aprovou as Atas nº 256 e nº 257 (referentes às Reuniões Extraordinárias) e a Ata nº 400 (referente à Reunião Ordinária).




 
 
 

Comentários


Por Trás do Blog
logo2.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga as redes sociais
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page