CMS-Recife realiza sua 389ª Reunião Ordinária
Na tarde da última, quinta-feira, 26 de setembro, ocorreu a 389ª Reunião Ordinária na sede do CMS-Recife. Coordenando os trabalhos estavam: a coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão, e o secretário-executivo do CMS-Recife, Carlos Diego Lins. Na ocasião, foram realizados a definição da Comissão Eleitoral do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2025-2027; a apresentação sobre o Programa Municipal do Recife Mãe Coruja, feita pela coordenadora do Programa, Cláudia Soares; e a escolha da Comissão Organizadora da 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Recife.
O colegiado acompanhou uma apresentação sobre o Programa Mãe Coruja, realizada pela coordenadora do programa, Cláudia Soares. O objetivo do programa é contribuir para a redução da morbimortalidade materna e infantil no Recife, intensificando ações em bairros prioritários e reduzindo desigualdades sociais. Em seus 10 anos de existência, o programa foi responsável por evitar mais de 4 mil óbitos, um avanço significativo para a população.
O Programa Mãe Coruja disponibiliza Assistentes Sociais e Enfermeiras, onde as gestantes são acolhidas e cadastradas no Sistema de Informação do Programa, possibilitando o armazenamento de dados para monitoramento mensal da gestação, culminando com o parto e nascimento do bebê que fica sendo acompanhado até os 05 anos de idade.
Na apresentação, foram abordados os espaços existentes do programa, os bairros atendidos, as atividades desenvolvidas, a expansão em andamento e o número de mulheres e crianças cadastradas. Um dos encaminhamentos da reunião foi o agendamento de uma visita aos espaços do programa para acompanhar de perto o trabalho realizado por essa equipe que tem trazido orgulho a todos(as).
Após as explanações, iniciou-se um debate enriquecedor, onde os conselheiros(as) tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e opinar sobre a importância do programa para as mães recifenses. Além disso, foi visto o avanço do programa na melhoria do desenvolvimento das mães durante a gestação e das crianças participantes do programa.
Durante a reunião, foram formadas as composições da Comissão Eleitoral do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2025-2027; e a Comissão Organizadora da 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Recife, que irá acontecer no primeiro semestre de 2025.
Por fim, foram aprovadas as ATAS 245 RE; 249 RE; e 384 RO.
Commentaires