CMS-Recife realiza a sua 386ª Reunião Ordinária
Na tarde desta quinta-feira, 27 de junho, aconteceu a 386ª Reunião Ordinária da sede do CMS-Recife. Coordenando os trabalhos estavam: a vice-coordenadora do CMS, Carmela Alencar; a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque; e o secretário executivo do CMS, Carlos Diego Lins. Na ocasião, foram realizadas a apresentação da Política de Saúde Integral da População Negra, feita pela coordenadora da Política, Rose Santos; a aprovação do Regimento Eleitoral do Conselho Distrital de Saúde II biênio 2024-2026; e a apresentação da carta do Censo das Unidades Básicas de Saúde pelo Ministério da Saúde, que tem como uma das coordenadoras a conselheira Liana Alves.
População Negra: o colegiado acompanhou uma apresentação sobre a Política de Saúde Integral da População Negra, realizada pela coordenadora dessa Política, Rose Santos. Em seu discurso, Rose enfatizou a importância das políticas públicas de saúde voltadas para a população negra e citou o racismo como um dos principais desafios dessa população. “Recife traz um racismo estrutural histórico e isso precisa ser levado em consideração. Precisamos estender nosso olhar e refletir. Nós, negros, estamos em maioria em lugares onde não temos poder de voz. As políticas em saúde para esse público têm suas especificidades e por isso são tão importantes serem discutidas e colocadas em prática”, destacou.
Após as explanações, o debate foi aberto com uma riquíssima troca de conhecimentos, onde conselheiros(as) puderam externar suas vivências e também trazer relatos de problemas enfrentados o dia a dia dessa população, além de enaltecer os avanços que a política teve nas ações de saúde no Recife. Ao final, o CMS participará da elaboração das Diretrizes Antirracistas que serão criadas para virar uma portaria em Recife.
Censo UBS: Em linhas gerais, a exposição da carta do Censo das UBS é uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa atualizar o diagnóstico das condições de infraestrutura, equipamentos e oferta de serviços para aprimorar a Política Nacional de Atenção Primária à Saúde.
Por fim, foram aprovados Regimento Eleitoral do CDS II biênio 2024-2026 e as ATAS 246RE; 379 RO; e 380 RO.
Comments