CMS-Recife realiza 398ª Reunião Ordinária com aprovação de importantes pautas para o controle social
- recifecms
- 4 de jul.
- 2 min de leitura
Na tarde de ontem, 3 de julho, foi realizada a 398ª Reunião Ordinária CMS-Recife. Com a ausência justificada da coordenação geral do CMS, que estava desempenhando suas funções em outras agendas, a conselheira Sérmares Vieira foi escolhida pelo colegiado para, juntamente com o secretário executivo do CMS, Carlos Diego Lins, coordenar a reunião.

Durante a reunião, foi apresentada e aprovada a minuta de atualização da Política Municipal de Atenção à Saúde Integral da População Negra do Recife, um marco importante para a cidade. A coordenadora da Comissão de Saúde da População Negra, Rose Santos, destacou a relevância da medida como ação de enfrentamento ao racismo estrutural:
“É uma política que veio para o contexto de reparação histórica. Reconhecer o racismo como um mal, como um sistema que opera, é essencial para que a gente consiga trazer estratégias de enfrentamento e combate. Se a gente não reconhece o racismo, a gente não consegue estabelecer ações eficazes”, finalizou Rose.

Na mesma ocasião, foi também apresentado e aprovado pelo colegiado, o Comitê Municipal de Saúde da População Negra do Recife, responsável por acompanhar a implementação e o monitoramento das ações previstas na política.

Ao final das aprovações, Rose informou que este foi seu último ato enquanto coordenação da saúde da população negra em Recife, pois assumirá o desafio de conduzir a coordenação da política nacional dessa população no Ministério da Saúde.
Outro ponto de destaque foi a posse dos novos(as) conselheiros(as) das unidades de saúde dos Distritos Sanitários I, II e III, são elas: Policlínica Centro (DS I); USF Alto do Pascoal (DS II), PAC Alto do Capitão (DS II), CAPS José Carlos Souto (DS II), e CS Francisco Pignatari (DS III). Os(as) representantes empossados(as) assumem a missão de fortalecer o controle social nos territórios, contribuindo com a fiscalização e formulação de políticas públicas de saúde junto à população.
Por fim, foram aprovadas as Atas 253 RE e 254 RE, referentes a reuniões plenárias anteriores.

Comentários