top of page

CMS-Recife com nova coordenação


O colegiado do CMS-Recife biênio 2023-2025 elegeu, no dia 23 de maio, a nova coordenação do Conselho que ficará à frente das atividades pelos próximos dois anos. Obedecendo a rotatividade entre os segmentos, a coordenação para este mandato deve ser ocupada pelo segmento Gestor/Prestador e pelo segmento Trabalhador, sendo coordenador(a) e vice-coordenador(a), respectivamente.

Acompanhada pela Comissão Eleitoral, a eleição foi mais uma prova de que a democracia e o respeito entre os(as) conselheiros(as) estão sendo preservados dentro do CMS. “Fomos uma comissão bastante tranquila, com reuniões rápidas, mas concisas, e tudo foi feito de forma transparente. Agora vamos seguir com os trâmites do Processo Eleitoral”, disse a conselheira Deyse Lopes, membra da Comissão Eleitoral.

Tendo apenas uma candidata para o cargo de coordenadora, a conselheira Janaína Brandão foi eleita por aclamação. “Não é fácil colocar o nome para ser coordenação deste Conselho, pois é uma responsabilidade enorme e, quando se trata de um Conselho como o de Recife que é totalmente estruturado, aguerrido, conhecido pela sua luta e seu funcionamento, a gente sente um desafio enorme de continuar com os trabalhos aqui dentro”, disse Janaína. “Me coloco sempre na linhas da ética, das legislações vigentes para fazer o meu trabalho da melhor forma possível, também trazendo condicionantes estruturais para o processo de agente público que é sempre ver a impessoalidade como um norte para que os trabalhos possam caminhar bem nessa casa”, finaliza.

Já para a vice-coordenação, duas conselheiras manifestaram desejo em compor a coordenação do Conselho. Na sua defesa, a conselheira Cleice Moraes, defendeu sua candidatura relatando um pouco de sua vivência. “Eu sou ativista do SUS desde sempre, desde que comecei como trabalhadora já entrei na luta pela defesa do SUS como um todo. Eu luto pela defesa do direito do usuário e esse direito sendo respeitado é claro que isso perpassa pelo direito do trabalhador, pois quanto o trabalhador estar bem, ele tem condição de prestar assistência melhor ainda. Sabendo que a saúde é um direito fundamental, lutar em defesa do sus para que todos os desafios sejam superados é algo que devemos fazer para que o sus venha a cada dia ter condições de aumentar as ações e serviços para o povo e, assim sendo, não me resta outra alternativa a não ser vestir a camisa desses sistema que admiro tanto”, inicia. “Ingressar no Controle Social e fazer parte desse movimento é algo que me alegra. Assim sendo, fiquei feliz em poder colocar o meu nome para compor a vice coordenação porque eu sou apaixonado pelo nosso SUS”, finaliza.”, conclui.

A conselheira Carmela Alencar também defendeu sua candidatura fazendo o resgate histórico de sua militância. Eu venho de uma geração que foi extremamente aguerrida, foi a que formou a nossa constituição. Quando me formei em enfermagem em 1988 era a geração pós ditatura, revolucionária... A gente lutava na universidade pública para que as pessoas tivessem acesso a saúde [...] Aí veio a constituição cidadã e em seguida vem o SUS e isso foi o apogeu de um luta de um povo sofrido, oprimido e reprimido. Pude vivenciar a construção da Lei 8080 e Constituição de 88. Naquele momento eu me encontrei”, disse. “Estou pronta para estar aqui junto com vocês, de mãos dadas, para que a gente possa fortalecer o Controle Social. Embora eu seja do segmento trabalhador, eu sou também uma cidadã [...] Mas para que um Controle Social funcione, ele deve ser paritário e aqui tem que ser tudo bem organizado nesse sentido e quero estar ao lado de vocês nessa consolidação do nosso CMS de forma bem aguerrida. Viva o SUS!”, completa.

Após as defesas, a conselheira Carmela Alencar foi eleita por 11 votos a 06, com duas abstenções. Esta é a segunda vez que o conselho é coordenador por duas mulheres.

Despedindo-se da coordenação, o conselheiro Oscar Correia falou da gratidão em ter sido o porta-voz do CMS-Recife no biênio 2021-2023. “Foi um desafio muito grande coordenar o conselho mais uma vez, saio com o sentimento de dever cumprido. Continuarei na casa sendo um conselheiro e continuarei participando das atividades que serão realizadas nesse biênio ajudando e fortalecendo o Controle Social”, ressaltou Oscar, onde aproveitou a oportunidade e parabenizou as conselheiras eleitas.

Após eleitas, as conselheiras assumiram o compromisso de manter um mandato pautado na transparência e na responsabilidade pelas demandas do Conselho.

Comments


Por Trás do Blog
logo2.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga as redes sociais
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page