top of page

CMS-Recife realiza seminário preparatório para 1ªCMGTES

No dia 09 de maio, usuários(as), trabalhares(as) da área da saúde e gestores(as) deram um show de participação durante a realização do Seminário de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Uma iniciativa do Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Escola de Saúde do Recife, o evento foi uma atividade preparatória para a realização da 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (1ªCMGTES) que acontece no dia 12 de junho, no Centro de Eventos Recife, na Imbiribeira.


Com um público-alvo voltado para os colegiados do CMS e dos Conselhos Distritais de Saúde (CDS), o seminário foi um momento para elucidar o tema e os eixos temáticos da 1CMGTES e contou com a participação de cerca de 230 pessoas. Um verdadeiro sucesso!

Na mesa de boas-vindas, a coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão, falou da importância do momento. “São vários pleitos, de várias categorias, de políticas que necessitam ser estruturantes. Nessa conferência, vamos propor para nível estadual, mas também vamos conduzir diretrizes para o próximo Plano de Saúde”, conta. Janaína também aproveitou o momento para parabenizar a participação dos(as) conselheiros(as) presentes. Também estiveram na mesa a conselheira Cleice Mores e a secretária-Executiva de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, Andreza Barkokebas.


Convidada para falar sobre o tema, a pró-reitora para Assuntos Estudantis da UFPE, Cinthia Kalyne, destrinchou sobre os principais pontos para melhor elucidar essa temática. “O seminário permitiu dialogarmos sobre as potencialidades e desafios da área para o desenvolvimento do SUS Recife. Enxergamos que a mobilização em si já é uma oportunidade de dar visibilidade à luta das trabalhadoras e trabalhadores que merecem ser cada vez mais valorizados no que fazem para o SUS dá certo. Foi um momento de diálogo sobre o sentido das mobilizações locais em direção à 4. Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde”, conta.

Entre as explanações, Cinthia trouxe algumas questões que fomentaram, ainda mais o debate. “Há que se fortalecer o trabalho decente, zelar pela manutenção dos direitos conquistados pelos trabalhadores ao longo das décadas, já tão ameaçados e reduzidos com a política de austeridade (de corte de gastos dos setores sociais) em governos neoliberais que adotaram esta estratégia para equilibrar o orçamento na divisão do fundo público”, pondera. “Na Saúde, entendemos que ela contribui com quase 10% do PIB Brasileiro, mas vem ocorrendo, de fato, o desfinanciamento do SUS, intensificado após a Emenda Constitucional 95 de 2016, que congelou investimentos na saúde, bem como as mudanças no financiamento da Política Nacional de Atenção Básica”, ressalta.


O debate foi aberto, e os(as) participantes fizeram suas colocações e exaltaram a importância do seminário e da 1ªCMGTES para debater uma temática que objetiva contribuir com a construção social e implementação de uma Política Pública para a valorização do Trabalho e da Educação na Saúde no município, em consonância com os princípios e diretrizes do SUS, visando a produção de serviços de qualidade e resolutivos para a população.

Para quem não conseguiu se inscrever, o evento foi transmitido online e quem quiser assistir, basta acessar o link: https://bit.ly/3WKQCEC

Commentaires


Por Trás do Blog
logo2.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Nenhum tag.
Siga as redes sociais
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page