top of page

392ª Reunião Ordinária do CMS-Recife encerra atividades de 2024


Na manhã de ontem, 17 de dezembro, o Conselho Municipal de Saúde do Recife (CMS-Recife) realizou a 392ª Reunião Ordinária, marcando o encerramento das atividades do ano de 2024. O encontro começou com um café da manhã especial para os(as) conselheiros(as), promovendo um clima de confraternização. A condução dos trabalhos ficou a cargo da coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão, da vice-coordenadora do CMS-Recife, Carmela Alencar, da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, e do secretário executivo do CMS-Recife, Carlos Diego Lins.

Sendo caracterizado como um plenário administrativo, onde foram aprovadas as atas 388ª e 390ª RO e compostas as Comissões Eleitorais dos Conselhos de Unidade dos Distritos Sanitários IV e VIII, o colegiado do CMS-Recife acompanhou a apresentação do Regulamento da 17ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Lido por Janaína Brandão, o documento traz as normativas de construção e efetivação das etapas microrregionais deste evento de grande importância para o município, que tem como objetivo discutir políticas públicas de saúde e buscar soluções colaborativas para melhorar o sistema de saúde local. Após o debate, alguns pontos foram ajustados e, ao final, o documento foi aprovado, por unanimidade, e seguirá para publicação em Diário Oficial.


Vale ressaltar que no Regulamento da 17ª Conferência Municipal de Saúde consta todo o calendário das plenárias Microrregionais e Distritais que já se iniciam no dia 16 de Janeiro de 2025 no Distrito Sanitário VII. Para conferir, acesse aqui.


Durante a reunião, a coordenadora do CMS-Recife, Janaína Brandão, destacou a parceria construída com a gestão municipal ao longo do ano, ressaltando a importância de um diálogo constante e da valorização do colegiado. “Ao longo desta gestão, o Conselho Municipal de Saúde não enfrentou nenhum tipo de bloqueio ou dificuldade para executar suas ações e atividades, o que reflete o comprometimento da gestão atual. Além disso, o colegiado reconhece a postura diferenciada da secretária Luciana Albuquerque, que sempre esteve presente em nossas reuniões, salvo por motivos de força maior. É essencial ter uma gestão que compreenda a importância de um conselho qualificado para debater e propor melhorias na saúde do Recife”, afirmou.

Aprovação do Regulamento da 17ª Conferência Municipal de Saúde do Recife
Aprovação do Regulamento da 17ª Conferência Municipal de Saúde do Recife

A fala de Janaína foi um prelúdio para outro momento significativo dentro da 392ª Reunião Ordinária, que foram as apresentações das ações realizadas ao longo do ano pelas Comissões Permanentes que compõem o CMS-Recife. Durante essa atividade, os(as) coordenadores(as) das respectivas comissões, compartilharam os avanços em 2024 e apresentaram metas e planos de trabalho para o próximo ano.


Cada coordenador(a), dentro de sua comissão, fez um balanço de cada ação realizada e celebrou, junto do colegiado, as experiências exitosas deste ano. Exemplo disso, foi a realização do Fórum Aberto de Conselhos de Saúde nas Comunidades do Recife (Comissão de Articulação); Realização de várias Rodas de Conversa e cursos introdutórios (Comissão de Educação Permanente); Diversas fiscalizações e fortalecimento das Comissões de Fiscalização (Comissão de Fiscalização e Comissão Executiva); Produção de materiais informativos e dinamicidade das redes sociais do Conselho (Comissão de Comunicação); Análises dos Instrumentos de Gestão e acompanhamento dos recursos do Controle Social (Comissão de Orçamento); Discussão da elaboração da 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT); Além da apresentação dos avanços administrativos realizados pela Secretaria Executiva do CMS; entre muitas outras atividades significativas para o fortalecimento do Controle Social.

Comissão de Articulação
Comissão de Articulação
Comissão de Comunicação
Comissão de Comunicação
Comissão Educação Permanente
Comissão Educação Permanente
Comissão de Ética
Comissão de Ética
Comissão Executiva
Comissão Executiva
Comissão de Fiscalização
Comissão de Fiscalização
Comissão de Orçamento
Comissão de Orçamento
Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Equipe da Secretaria Executiva do CMS-Recife
Equipe da Secretaria Executiva do CMS-Recife

Antes do encerramento da reunião com um grandioso almoço de celebração, a  secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, destacou a importância do trabalho coletivo e do diálogo respeitoso na construção de um SUS mais forte. Em sua fala, ela reforçou sua gratidão ao colegiado. "Quero agradecer a todos e todas pela parceria. Cada um desempenhou seu papel com respeito e dedicação, o que permitiu que tivéssemos um diálogo muito respeitoso, mesmo nas discordâncias. Estou muito feliz e realizada por fazer parte desse espaço, que me motiva a continuar. Aproveito para desejar um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações. Que 2025 seja um ano incrível para todos nós, com muitas conquistas para a saúde do Recife”, finalizou.


Luciana Albuquerque reflete sobre o CMS: "Não há melhor lugar para fazer a política pública de saúde".
Luciana Albuquerque reflete sobre o CMS: "Não há melhor lugar para fazer a política pública de saúde".

Por fim, o CMS-Recife aprovou o seu período de recesso, que ocorrerá entre 19 de dezembro de 2024 e 5 de janeiro de 2025, onde terá suas atividades retomadas no dia 6 de janeiro de 2025 com a primeira reunião da Comissão Executiva.


O CMS-Recife finaliza o seu ano agradecendo o compromisso e a dedicação de todos(as) os(as) conselheiros(as) ao longo de 2024, reafirmando seu empenho na promoção da participação social e na construção de políticas públicas de saúde para o Recife.

 

Comments


Por Trás do Blog
logo2.jpg
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga as redes sociais
  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page