17ª Conferência Municipal de Saúde do Recife
- recifecms
- 8 de jul.
- 2 min de leitura
Entre os dias 25 e 27 de junho de 2025, o Centro de Convenções de Pernambuco foi palco da 17ª Conferência Municipal de Saúde do Recife. Com o tema central "Fortalecimento do Controle Social em defesa da atenção básica como pilar do SUS: Recife no caminho da humanização, expansão, qualificação e integralidade da rede de saúde", o evento reuniu mais de 600 participantes entre usuários(as), trabalhadores(as), gestores(as), prestadores(as) de serviço, observadores(as) e convidados(as). A conferência reafirmou a importância do controle social na definição das políticas públicas de saúde.
No seu segundo dia, a 17ª Conferência Municipal de Saúde do Recife foi marcada pela dinâmica de formação de sete Grupos de Trabalho, organizados a partir dos eixos temáticos da conferência. Nesses grupos, os(as) participantes debateram propostas para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade, embasadas nas contribuições coletadas durante as etapas preparatórias do evento.
O principal objetivo foi aprovar , de forma coletiva, propostas que servirão de subsídio para a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS) para o quadriênio 2026-2029. Foram eixos de discussão:
I – Atenção Básica: Ampliação com qualidade do acesso à atenção básica, promovendo um cuidado integral e humanizado.
Eixo 1 II – Atenção Especializada: Fortalecimento dos processos regulatórios e expansão dos serviços para garantir um cuidado oportuno e eficiente.
Eixo 2 III – Vigilância em Saúde: Integração das políticas estratégicas de vigilância, considerando indicadores de saúde e do trabalho no território.
Eixo 3 IV – Trabalho no SUS: Promoção de um ambiente de trabalho digno, seguro, humanizado e democrático, com foco na educação em saúde para o desenvolvimento do cuidado.
Eixo 4 V – Gestão e Financiamento: Aperfeiçoamento da gestão, transparência, comunicação e inovação tecnológica no setor de saúde.
Eixo 5 VI – Controle Social: Fortalecimento da participação popular na construção de políticas públicas e garantia de direitos.
Eixo 6 VII – Assistência Farmacêutica: Incentivo ao uso racional e seguro de medicamentos, assegurando o acesso a insumos essenciais e novas tecnologias.
Eixo 7
Plenária Final
Um dos momentos mais importantes da conferência foi a plenária final, realizada na tarde da sexta-feira, 27 de junho. Nesse encontro, os(as) delegados(as) aprovaram as propostas sistematizadas nos grupos de trabalho. Ao todo, foram apresentadas 157 propostas, das quais 11 foram submetidas à votação em plenária. Dessas, 9 foram aprovadas e 2 rejeitadas, totalizando 155 propostas aprovadas.

As deliberações aprovadas servirão como base para a elaboração do Plano Municipal de Saúde do Recife para o quadriênio 2026–2029, documento que orientará todas as ações e prioridades da política municipal de saúde nos próximos anos.
Em sua fala de encerramento, a secretária municipal de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, reafirmou o compromisso da gestão com a implementação das propostas aprovadas. Já a coordenadora do Conselho Municipal de Saúde (CMS) do Recife, Dayse Lopes, destacou a força do controle social e a ampla participação popular como elementos essenciais para um SUS democrático e eficiente.

A 17ª Conferência Municipal de Saúde do Recife encerrou-se como um marco participativo e propositivo, consolidando o papel da população na construção de uma saúde pública mais justa, resolutiva e acessível para todos e todas.
Σχόλια